PESQUISA > Projetos > Edital 01/2015/IFMT/Campus Sorriso > AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MEL E DE POSTURAS DE RAINHAS DE Apis melifera spp EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO

Título do Projeto: AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MEL E DE POSTURAS DE RAINHAS DE Apis melífera spp EM DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO

Coordenador: Élio Barbieri Junior

RESUMO

Objetiva-se com o presente projeto definir qual a melhor número de caixilhos em melgueiras para produção de mel, com o intuito de verificar qual estratégia apresenta maiores vantagens produtivas, econômicas e higiênico sanitárias para apicultura.  O experimento será realizado no  setor de  Apicultura da Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso.  Os tratamentos consistirão da avaliação de três tratamentos comparativos: Utilização de melgueiras com 10 caixilhos e presença de Tela excluidora de raínha; Utilização de melgueiras com 10 caixilhos e ausencia do uso de tela excluidora e de utilzação de melgueiras com a utilização de oito caixilhos sem o uso de tela excluidora.  Serão avaliados os fatores produção de mel (anual); frequencia de ocorrência de postura/larvas nos alvéolos dos caixilhos das melgueiras dos diferentes tratamentos (mensal), sendo ao final do experimento realizada a indicação do sistema mais indicado e de melhor relação custo benefício.

Palavras-chave: Apis mellifera.  Tela excluidora de rainha.  Produção de mel.  Custo benefício.