EXTENSÃO > Projetos > Edital 01/2015/IFMT/Campus Sorriso - IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE DEMONSTRATIVA DE PLANTAS FORRAGEIRAS: O CAMPO AGROSTOLÓGICO COMO SALA DE AULA

Título do Projeto: IMPLANTAÇÃO DA UNIDADE DEMONSTRATIVA DE PLANTAS FORRAGEIRAS: O CAMPO AGROSTOLÓGICO COMO SALA DE AULA

Objetiva-se com o presente projeto desenvolver um campo didático experimental que permita o desenvolvimento e acumulo de informações sobre a adaptação e desenvolvimento das principais espécies de gramíneas e leguminosas forrageiras utilizadas em nossa região. O Campo Agrostológico didático experimental será implantado no setor de zootecnia da Fazenda Experimental do IFMT Campus Sorriso. A área consistirá de canteiros de 2x2 que receberão de forma planejada o plantio de pelo menos 20 espécies forrageiras de interesse zootécnico. Ao longo dos anos serão avaliados diversos fatores relacionados a produção (Produção de MS e MV), produção de sementes, época de florescimento na região e teores de proteína. Tais práticas serão desenvolvidas pelos estudantes dos diversos cursos do IFMT Campus Sorriso, que terão contato direto com o campo agrostológico em várias disciplinas oferecidas. Tembém está prevista a realização de dias de campo e palestra a produtores rurais assentados da reforma agrária. Sendo importante na indicação dos espécies mais adaptadas ao cultivo na região e sua relação custo benefício.

Palavras-chave: Forragicultura e pastagem. Condições edafoclimáticas. Desenvolvimento vegetal. Produção de forragem.

Coordenador: Roberta Cristiane Ribeiro

Contato: roberta.ribeiro@srs.ifmt.edu.br

Apoio financeiro: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Campus Sorriso

Situação do projeto: Em andamento