Extensão > Projetos > 2016 > Edital 61/2016 > Capacitação e inovação: Ações para o fortalecimento das atividades econômicas nas feiras de Sorriso – MT

Título do Projeto: Capacitação e inovação: Ações para o fortalecimento das atividades econômicas nas feiras de Sorriso – MT

O projeto tem suas atividades voltadas ao espaço de três feiras livres no município de Sorriso - MT. Uma delas localizada no centro da cidade, as outras feiras localizam-se no Bairro Bela Vista e a outra no bairro São Domingos. O público alvo é composto pelos feirantes, familiares e consumidores. Este trabalho descreve as ações que deverão ser realizadas pelo referido projeto, que baseia-se na diminuição do desperdício de produtos não comercializados, aplicando processos produtivos e tecnológicos, a fim de perdurar sua vida útil e agregar valor a matéria-prima que seria descartada. Para isso, a estratégia da oficina culinária será a ferramenta educativa aos feirantes, na perspectiva de minimizar o desperdício dos alimentos produzidos por eles, assim como agregar qualidade aos produtos comercializados, por meio do aproveitamento integral dos alimentos. Serão realizadas divididas duas turmas, com nove oficinas com a duração de 4 horas cada, partindo do mês de agosto de 2016, tendo o laboratório de Biologia e Anatomia Vegetal, dos cursos do IFMT – Campus Sorriso como espaço de aprendizagem. Os participantes pertencentes as três feiras, receberão informações sobre manipulação, higiene, cocção e conservação dos alimentos, com posterior elaboração de fórmulas culinárias. Os resultados obtidos através da avaliação dos participantes permitirá afirmar que a atividade alcançou seus objetivos, uma vez que novos conhecimentos serão adquiridos e a troca de saberes, uma experiência positiva para todos. A estratégia da oficina culinária sobre o aproveitamento integral dos alimentos colabora para a difusão da cultura do respeito ao meio ambiente e à saúde nas esferas individual e coletiva da sociedade, despertando o empreendedorismo através do estímulo de novas ideias.

Coordenador: Rafael Ponciano Duarte

Contato: rafael.duarte@srs.ifmt.edu.br