Workif sediará II Fórum Estadual de Assistência Estudantil do IFMT

Publicado por: Reitoria / 9 de Novembro de 2018 às 10:48

O Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Workif) do IFMT, que ocorre de 27 a 29 de novembro, sediará o Fórum de Assistência Estudantil, uma instância de democratização da gestão da política, uma vez que prevê a participação dos diversos setores e segmentos que compõe a gestão, execução e beneficiários da Assistência Estudantil. Para participar do II Fórum de Assistência Estudantil do IFMT, os interessados devem inscrever no link - https://www.even3.com.br/AEIFMT . Agora para receber o certificado de participação do Workif é necessário se inscrever no site do evento: https://eventos.ifmt.edu.br/eventos/1/VWORKIF/

Em 2018, o IFMT iniciou o trabalho de realização das etapas locais dos Fóruns de Assistência Estudantil, conforme prevê a política institucional, cujo objetivo principal é garantir o diálogo e participação de toda comunidade dos Campi sobre as pautas locais da Assistência Estudantil.

Os resultados dos trabalhos locais realizados em 18 Campi, entre junho e setembro de 2018, serviram de subsídios para a gestão do IFMT ter um panorama sobre a realidade da gestão, principais problemas na execução e as experiências que se destacam para superar as dificuldades cotidianas e consolidar a política nos Campi.

Desse modo, o II Fórum Estadual de Assistência Estudantil do IFMT foi construído tendo como base a análise dos principais pontos que se fazem prementes na discussão em todas as unidades do IFMT para que possamos avançar na consolidação da política institucional que atenda à realidade dos nossos estudantes, contribua para a permanência dos mais vulneráveis e garanta a efetiva participação da comunidade na condução da política.

É neste cenário de aprofundamento das nossas experiências democráticas, tão caras a realidade atual do Brasil, que a Pró Reitoria de Ensino do IFMT faz a chamada aos Campi para que participem do II Fórum Estadual de Assistência Estudantil que ocorrerá dentro da programação do Workif 2018, nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

O Fórum teve sua primeira edição realizada em agosto de 2017, na cidade de Cuiabá, e está previsto na Política Institucional de Assistência Estudantil do IFMT  (Resoluções Consup nº 094 e 095/2017), regulamentado por meio da Portaria nº 2.504 de 10/10/2017.

Data 28/11 - 8h às 12h
Abertura
Mesa redonda: Gestão Democrática e Participativa na Alocação dos Recursos da Assistência Estudantil.
Palestrantes: Prof. Msc.Túlio Marcel Figueiredo (IFMT/Pró-Reitor de Administração)
Prof. Dr. Hermes Gilber Uberti (Diretor de Assistência Estudantil do IF Farroupilha)
Mediadora: Profa. Dra. Sandra Maria de Lima (IFMT/Campus Várzea Grande)

29/11 – 8h às 12h
8h às 10h30
Atividades simultâneas:
Mesa redonda: O trabalho em rede das equipes multiprofissionais na Política de Assistência Estudantil
Palestrantes: Msc. Luciana Gonçalves de Lima (PROEN/CCPAE – Assistente Social)
Prof. Msc. Kléberson Pierre Cardoso de Jesus (IFMT/Campus Várzea Grande)
Mediadora: Luciana Maria Klamt (IFMT/PROEN - Pedagoga)
Plenária dos estudantes: Movimento estudantil e suas contribuições para a política de assistência estudantil no IFMT
Mediadores: Junior César Rosas Leite (Campus Cuiabá) e Max Elias Farias da Silva (Campus Barra do Garças) - Representantes estudantis na PROEN/CCPAE.

Relato de Experiências Exitosas da Assistência Estudantil no IFMT:
Informatização dos Processos Seletivos (Campus Cáceres - Edson Rodrigues Coutinho - Pedagogo).
Consolidação da Arte e Cultura como modalidade da Assistência Estudantil (Campus Várzea Grande – Profa. Msc. Elizabete Paro).
Assistência Estudantil e suas Transversalidades – Projeto: Evidenciando a Desigualdade de Gênero: Do Berço à Cozinha (Campus Guarantã do Norte - Júlia Marina Bortolani Martins – Estudante)
Coordenação: Msc. Francismeiry Cristina de Queiroz (IFMT/Campus Bela Vista – Assistente Social).
Plenária Final - Encaminhamentos e aprovação do relatório do Fórum