início do conteúdo

Sorriso: Nova estação meteorológica no IFMT é resultado de parceria com universidade pública francesa

Publicado por: Campus Sorriso / 6 de Junho de 2018 às 13:08

O IFMT Campus Sorriso agora conta com a captação eletrônica e contínua de dados meteorológicos. As informações são processadas por sensores de uma estação meteorológica instalada no Campus Sorriso na última semana. O equipamento é resultado de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso e a Université Rennes 2, da França.

A ferramenta foi instalada por dois pesquisadores franceses: o especialista em climatologia Vincent Dubreuil, e o especialista em sensoriamento remoto Damien Arvor. Dubreuil explica que os dados coletados pela estação subsidiarão pesquisas que cruzarão informações de diversos equipamentos similares. Por isso, em Mato Grosso, a universidade francesa também instalou equipamentos em Sinop e Alta Floresta.

“Uma dessas pesquisas busca analisar diferenças climáticas entre o centro das cidades e as regiões periféricas”, comenta o pesquisador, ao explicar que uma segunda estação meteorológica foi instalada no centro de Sorriso. Além da aplicação internacional, os dados do equipamento estarão disponíveis para pesquisas próprias do Instituto Federal, que é responsável pela a operação do equipamento.

O diretor do IFMT Campus Sorriso, prof. Claudir von Dentz, diz que a incorporação dessa nova ferramenta é um passo importante para fortalecer ainda mais as pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias dentro do IFMT. “Por registrar a realidade climática local, essa estação contribui não só para a identificação, como também para a resposta a possíveis demandas do setor produtivo de Sorriso e da região. Esse equipamento poderá ser utilizado em aulas práticas, pesquisa e extensão no IFMT”, conclui. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT