Química e Física de forma simples e prática: Mostra do IFMT aberta à comunidade desmistifica conteúdos

Publicado por: Campus Sorriso / 21 de Setembro de 2017 às 13:00

Na manhã da última quarta-feira (20), o IFMT Campus Sorriso recebeu a visita de mais de 300 estudantes de outras escolas públicas da Capital Nacional do Agronegócio. O motivo: a realização de uma Mostra Científica com o objetivo de consolidar e socializar conhecimentos de Química e Física.

No evento, estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da unidade federal apresentaram diversos trabalhos que demonstram a aplicação prática de conceitos das disciplinas de química e física que estão presentes no dia-a-dia de cada um.

Para a professora de Química do IFMT, Daiana Dal Pupo, "o evento contribui para a consolidação de conceitos de Química e Física, pois os alunos conseguem relacionar a teoria vista em sala de aula com a prática. É também um momento de divulgação científica para alunos de outras escolas e comunidade em geral". Ela avalia positivamente os trabalhos apresentados durante a Mostra: "É claro que temos pontos a melhorar, mas pelo empenho e dedicação dos alunos no desenvolvimento dos projetos, e, observando o entusiasmo e interesse dos visitantes, podemos considerar que a Mostra foi um sucesso".

Este é o terceiro evento do gênero realizado pelo IFMT Campus Sorriso para o fortalecimento dos conteúdos de Química entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio. A novidade neste ano é que a incorporação de trabalhos relacionados à disciplina de Física, outra área que traz um elevado grau de dificuldade de aprendizado para quem está concluindo o Ensino Fundamental e ingressando no Ensino Médio.

"Este ano é a primeira vez que a disciplina de Física está presente na Mostra, mas quem apresentou trabalhos relacionados a essa matéria foram os alunos do terceiro ano. Fizemos assim porque esses mesmos alunos apresentaram trabalhos de Química no ano passado. Então a nossa intenção é manter Física presente nas próximas edições da Mostra e criar esse ciclo: os segundos anos participam da Mostra com trabalhos de Química e os terceiros anos com trabalhos de Física", explica o professor de Física e coordenador do curso Técnico em Agropecuária do IFMT Campus Sorriso, Breno Dröse Neto.

Texto: Dieison Guisolfi | Fotos: João V. L. Tiecher