início do conteúdo

PROPES: Convênio entre IFMT e UFF ofertará 30 vagas de Mestrado Profissional em Administração Pública, para atender aos servidores do IFMT

Publicado por: Reitoria / 18 de Abril de 2017 às 10:32

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPES) informa aos servidores interessados que o convênio entre o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgará no segundo semestre de 2017, o edital do processo seletivo que selecionará até 30 candidatos dentre os servidores classificados pelo edital do Regulamento para Afastamento de Servidores em Atividades de Capacitação (RASAC). Somente terão inscrições homologadas no edital da UFF os servidores previamente selecionados no edital do RASAC.

O curso em convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF), funcionará de acordo com a Política de capacitação do IFMT obedecendo à legislação em vigor (Lei nº 8.112/1990 e Lei nº12. 772/2012) e os documentos: Regulamentos Para Afastamento de Servidores em Atividades de Capacitação (Res. n° 110/2016) Regulamento para concessão de Bolsa capacitação (Res. nº Res. nº 01/2015 e Res. nº 109/2016) e Termo de Execução Descentralizada nº 01/2017.

O Processo de seleção para servidores interessados será desencadeado ainda no primeiro semestre de 2017, pelo Edital de chamada pública para seleção de servidores interessados em capacitação em nível de Stricto sensu de acordo com o Regulamento para Afastamento de Servidores em Atividades de Capacitação (RASAC).

Os servidores selecionados, para participar das atividades acadêmicas do programa, terão afastamento integral e apoio financeiro no período da realização de atividades planejadas no calendário acadêmico para ocorrerem na UFF em Volta Redonda/RJ, e afastamento parcial no período letivo em que atividades sejam realizadas fora da sede UFF.

As disciplinas serão ministradas nos primeiros oito meses em encontros mensais de uma semana, enquanto que, os trabalhos de orientações ocorrerão por meio de encontros bimestrais e reuniões com recursos tecnológicos de mídia eletrônica (Skype e Hangout).

Saiba mais sobre o Mestrado Profissional em Administração Pública

Para seleção dos servidores, na primeira etapa (Pré-seleção conduzida pelo IFMT), os candidatos serão classificados de acordo como s critérios já consolidados no RASAC, e para as etapas conduzidas pela UFF, o processo acontecerá em uma etapa de caráter eliminatório (inscrições e homologação das inscrições) e três etapas de caráter classificatório (prova de conteúdo, análise do currículo e apresentação do anteprojeto).

O Anteprojeto deverá versar sobre o tema que o candidato pretende desenvolver como pesquisa com vistas à produção da dissertação. O projeto deverá abordar problemas de pesquisa aplicados ao contexto do IFMT. E ainda conter os seguintes itens:

·                    Tema de pesquisa;

·                    Título da proposta;

·                    Pergunta e Objetivo de pesquisa;

·                    Justificativa da escolha do tema de pesquisa;

·                    Apresentação e justificativa de referencial teórico pertinente à pesquisa proposta;

·                    Breve descrição dos procedimentos metodológicos e cronograma de execução;

·                    Referências bibliográficas.

Conteúdos e indicações bibliográficas para a Prova de Conteúdo

Prova de Inglês

Esta prova visa determinar se o candidato possui conhecimentos suficientes que lhe permitam a leitura e a compreensão de textos escritos nesse idioma.

Bibliografia sugerida

CAMBRIDGE PREPARATION FOR THE TOEFL TEST. Cambridge do Brasil, 2002.

COLLINS COBUILD ENGLISH GRAMMAR - ELEMENTARY. Collins Cobuild, 2003.

COLLINS COBUILD ENGLISH GRAMMAR - INTERMEDIATE. Collins Cobuild, 2004

Collins COBUILD Advanced Learner's English Dictionary. Heinle, ELT, 2006

DIAS, Reinildes. Reading critically in English. 3ª edição revista e ampliada. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2002. ISBN: 85-7041-255-X

LONGMAN DICTIONARY OF CONTEMPORARY ENGLISH. Longman do Brasil, 2005.

LONGMAN DICTIONARY OF ENGLISH LANGUAGE AND CULTURE. Longman do Brasil, 2005.

LONGMAN PREPARATION FOR THE TOEFL TEST WITH ANSWERS. Longman do Brasil, 2005.

 

Prova de Português

Esta prova tem por objetivo medir a competência do candidato em suas relações com palavras e textos. Essa qualidade depende, principalmente, das suas condições de discernimento, compreensão, associação e análise de sintagmas, orações, frases, períodos e textos.

Bibliografia sugerida

CEREJA, William Roberto & MAGALHAES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. 4 ed. São Paulo: Atual Editora, 2009.

CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. 8 ed. São Paulo: Ática, 2004. (Coleção Princípios, 17)

FARACO, Carlos Alberto & TEZZA, Cristóvão. Prática de texto. 9 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna. 27 ed. Rio de Janeiro: Ed. da Fundação Getúlio Vargas, 2010.

HENRIQUES, Claudio Cezar. Estilística e discurso: estudos produtivos sobre texto e expressividade. Rio de Janeiro: Campus, 2011.

HOUAISS, Antônio & VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 e 2009.

KOCH, Ingedore Villaça. Desvendando os segredos do texto. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KURY, Adriano da Gama. Para falar e escrever melhor o português. 2 ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2012.

PAULINO, Graça; WALTY, Ivete & CURY, Maria Zilda. Intertextualidades: teoria e prática. Belo Horizonte: Editora Lê, 1995. (Coleção Letras, 5)

PLATÃO, Francisco & FIORIN, José Luiz. Para entender o texto: leitura e redação. 17 ed. São Paulo: Ática, 2007.

 

Prova de Métodos Quantitativos Aplicados à Administração

Esta prova visa avaliar os conhecimentos básicos do candidato relacionados ao raciocínio e ao cálculo matemático necessário à análise quantitativa de problemas de Administração.

Bibliografia sugerida

ANDERSON, David R.; SWEENEY, Dennis J. e WILLIAM, Thomas A. Estatí­stica Aplicada à Administração e Economia. São Paulo: Thomson Pioneira, 2003.

BELLO, I. & BRITTON, J. Topics in contemporary mathematics. New York: Houghton Mifflin Company, 2000.

BUSSAB, W. O., MORETTIN, P. A. Estatí­stica básica. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

DOLCE, Oswaldo e POMPEO, Jose Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Plana. Volume 9. 8ª ed. São Paulo: Editora Atual, 2005.

DOLCE, Oswaldo e POMPEO, Jose Nicolau. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria espacial, posição e métrica. Volume 10. 6ª ed. São Paulo: Editora Atual, 2005.

DONAIRE, D., MARTINS, G. de A. Princí­pios de estatí­stica. 4ª ed. São Paulo: Atlas S. A., 1990.

GIOVANNI, J. R. e outros. Matemática fundamental. São Paulo: FTD S. A., 1998.

HAZZAN, Samuel e IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar: Combinatória, Binômio e Probabilidade. Volume 5. São Paulo: Editora Atual, 2006.

HOFFMANN, L. D. e BRADLEY, G. L. Cálculo - um curso moderno e suas aplicações. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cientí­ficos Editora S. A., 2002.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Oswaldo; DEGENSZAJN, David e PERIGO, Roberto. Matemática. Volume Único. São Paulo: Editora Atual, 2002. 660p.

IEZZI, Gelson e MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar. Volume 1. São Paulo: Editora Atual, 2006.

IEZZI, Gelson; DOLCE, Oswaldo e MURAKAMI, Carlos. Fundamentos de Matemática Elementar: Logaritmos. Volume 2. São Paulo: Editora Atual, 2006.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar: Trigonometria. Volume 3. São Paulo: Editora Atual, 2006.

IEZZI, Gelson e HAZZAN, Samuel. Fundamentos de Matemática Elementar: Seqüências, Matrizes, Determinantes e Sistemas. Volume 4. São Paulo: Editora Atual, 2006.

IEZZI, Gelson. Fundamentos de Matemática Elementar: Complexos, Polinômios e Equações. Volume 6. São Paulo: Editora Atual, 2006.

IEZZI, Gelson e HAZZAN, S. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Analí­tica. Volume 7. São Paulo: Editora Atual, 2006.

LARSON, R. E.; HOSTETLER R. P. e EDWARDS B. H. Cálculo com aplicações. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cientí­ficos S. A., 2005.

LEITHOLD, L. Matemática aplicada à economia e administração. São Paulo: Harbra, 1988.

LEITHOLD, L. O cálculo com geometria analí­tica. Volume 1. 3ª ed. São Paulo: Harbra Ltda, 1994.

REIS, G. L. e SILVA V. V. Geometria Analí­tica. 2ª ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Cientí­ficos Editora S. A., 1996.

VIEIRA SOBRINHO, J. D. Matemática financeira. 7ª ed. São Paulo: Atlas S. A., 2000.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT