Professora do IFMT Campus Sorriso lança livro de poesias

Publicado por: Campus Sorriso / 23 de Novembro de 2020 às 07:39

Publicado pela Carlini Caniato Editorial, de Cuiabá, o livro “Mistérios do Coração” não é somente uma coletânea de poesias: é uma coletânea de poesias escrita por alguém que tem como profissão ensinar outras pessoas sobre Literatura. O livro é a primeira obra literária de autoria da professora Elisangela Dias Saboia, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso. Ela - que leciona Língua Portuguesa/Literatura e Língua Inglesa há mais de 15 anos - está na equipe do IFMT desde agosto de 2017, onde atua junto a estudantes do ensino médio (cursos técnicos integrados) e de cursos superiores.

A autora conta que sempre gostou de escrever: “meus poemas fazem parte da minha vida desde a infância, o que resultou em um pequeno acervo poético até então. Na área literária, este é meu primeiro livro publicado, mas não pretendo parar por aqui”. De acordo com ela, o próximo desafio já começa a ser esboçado. “Escrevo crônicas também, e tenho a pretensão de compilar uma obra de contos baseados nas histórias da minha avó materna. Para um próximo projeto, estes gêneros estão entre as possibilidades”, comenta.

A publicação de “Mistérios do Coração” pode servir como inspiração para os estudantes, explica o chefe do Departamento de Ensino da escola federal, prof. Marcionei Rech: “Somos uma instituição que já é reconhecida nacionalmente pelas suas publicações acadêmicas e trabalhos apresentados em diversos eventos científicos. Mas a publicação de poesias, romances e outros textos em gêneros diversos tem o potencial de abrir um universo de possibilidades e que traz muitos ganhos ao desenvolvimento da nossa comunidade acadêmica... De um lado, temos professores que inspiram e que desbravam os caminhos para esse tipo de publicação; de outro, temos estudantes que encontram, no nosso quadro docente, mentores com experiência para compartilhar e para orientar sobre os caminhos que devem ser percorridos para esse tipo de publicação.”

“Mistérios do Coração” pode ser adquirido diretamente com a autora, a partir de contato que pode ser feito pelo seu Instagram (@elisangela.saboia), e, em breve, também estará disponível no site da Editora Carlini Caniato, e na loja virtual Amazon. A exemplo do que cita Rech, outros docentes do IFMT Campus Sorriso assinam publicações literárias, em sua maioria de viés técnico. É o caso da prof. Renata de Oliveira Carvalho, de Educação Física, que é uma das autoras do livro “A Educação Física nos anos iniciais”, publicado pela Editora Sulina em 2019 - disponível para compra no site da editora e em diversos sites de e-commerce -, e do prof. Lindomar Kinzler, da área de Administração, que assina “Os 10 Ps do Novo Composto de Marketing”, publicado pela Novas Edições Acadêmicas em 2017 - disponível para compra na Amazon .

O IFMT incentiva e promove, com frequência, entre servidores e alunos, a realização atividades que contribuam com a prática da leitura e da escrita. É o caso de encontros literários, oficinas, palestras e encontros culturais (como o Sarau Virtual, desenvolvido pela unidade de ensino o final do mês de setembro, e que, além da produção textual, estimulou a criação de outras obras artísticas por parte dos estudantes). A própria professora Elisangela desenvolve, há dois anos, em parceria com outras professoras da área, um projeto chamado "Leitura literária na escola: desenvolvendo a leitura dentro e fora de sala de aula".