Prestação de contas: Assistência Estudantil no Campus Sorriso já beneficiou mais de 120 estudantes este ano

Publicado por: Campus Sorriso / 31 de Agosto de 2018 às 13:28

Um levantamento de dados feito esta semana pela coordenação do Programa de Assistência Estudantil do IFMT Campus Sorriso demonstra que o Programa já alcançou mais de 120 estudantes por meio de diferentes auxílios que, de maneira geral, buscam viabilizar a permanência dos estudantes na instituição e superar certas dificuldades que podem interferir no bom desempenho estudantil.

É o caso das bolsas estudantis, que fazem parte do Programa de Incentivo à Permanência – uma das políticas da Assistência Estudantil – e que já beneficiaram 48 estudantes este ano. Compostas de auxílios mensais, que variam entre 200 a 320 reais, as bolsas auxiliam o estudante a custear despesas de transporte até a escola, alimentação e moradia. Esses auxílios foram ofertados por meio de uma seleção feita no mês de fevereiro, que apurou a situação socioeconômica dos estudantes que se inscreveram para concorrerem às bolsas, conforme critérios previstos em edital.

Outra faceta da política de Assistência Estudantil desenvolvida no âmbito do IFMT Campus Sorriso é o "Programa de Monitoria", pelo qual estudantes com desempenho excepcional em determinadas disciplinas recebem um auxílio mensal para ajudarem os colegas em grupos de estudos específicos para revisão de conteúdos já apresentados em sala de aula pelos professores. O levantamento aponta que 12 estudantes foram beneficiados com bolsas do Programa de Monitoria este ano.

Além dos auxílios fixos mensais, o IFMT também disponibiliza, por meio da Assistência Estudantil, bolsas de "Auxílio Evento", cujo valor busca permitir aos estudantes representarem o IFMT em eventos realizados em outros municípios, como competições esportivas e feiras de inovação tecnológica. Segundo dados fornecidos pela coordenação de Assistência Estudantil do Campus Sorriso, 67 estudantes foram contemplados com esse tipo de auxílio entre janeiro e agosto de 2018.

Conforme a presidente da Comissão Permanente de Assistência Estudantil do Campus, a assistente social Gheysa Maria Pereira Lima Eickhoff, o planejamento financeiro do programa para o custeio desses auxílios entre os meses de Março e Agosto de 2018 foi estimado em R$ 52.570 para o Programa de Incentivo à Permanência e R$ 5.760,00 para o Programa de Monitoria. Segundo ela, "com relação ao Auxílio Evento, anualmente também é realizada uma previsão orçamentária sobre os recursos a serem utilizados, podendo ser suplementado ao longo do ano conforme disponibilidade orçamentária. Até agosto de 2018, já foram destinados cerca de R$ 53.413,39".

I FÓRUM DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

No dia 15 de agosto, no auditório do IFMT Campus Sorriso, estudantes e servidores participaram do I Fórum de Assistência Estudantil realizado na unidade de ensino.

As atividades tiveram início no começo da manhã, com a apresentação da Comissão Permanente de Assistência Estudantil do Campus. Ainda pela manhã, após apresentações culturais, grupos de trabalho foram montados, visando a definição de encaminhamentos da comunidade acadêmica como contribuição ao processo de construção contínua da política de assistência estudantil.

A importância da participação de estudantes e gestores públicos nesse processo foi o tema trabalhado em uma palestra naquela manhã, ministrada pela assistente social Luciana Gonçalves de Lima, da Pró-Reitoria de Ensino.

À tarde, uma reunião geral com servidores tratou sobre a trajetória da Política de Assistência Estudantil no IFMT. Na sequência, os participantes acompanharam uma apresentação sobre o alcance dessa política no contexto do Campus Sorriso, demonstrada pela assistente social do Campus, Gheysa Maria Pereira Lima Eickhoff.