Marketing Olfativo é tema de palestra no IFMT Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 14 de Novembro de 2018 às 10:01

Para destacar seus produtos ou serviços entre os demais e fidelizar a clientela, os empresários precisam usar da criatividade para construir um forte vínculo entre a marca e os consumidores. Com esse propósito, as companhias investem pesado em estratégias de marketing.

Na última quinta-feira (08), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso, a empresária Bianca Barbieri tratou de um segmento do marketing que vem tomando força: o marketing olfativo.

O conceito de marketing olfativo está ligado ao chamado “marketing sensorial”, que propõe o envolvimento dos cinco sentidos do consumidor (visão, audição, tato, olfato e paladar) na criação de uma relação de identidade do cliente com o produto ou com a marca.

Assim como a sensação de conforto propiciada em um ambiente corretamente climatizado (tato) ou um ‘quê’ de familiaridade no som ambiente que é característico de um determinado estabelecimento (audição), o uso de aromas no marketing pode ser uma estratégia a mais para melhorar a experiência de consumo no seu estabelecimento e alavancar seus negócios.

A palestra de Bianca é vinculada a uma série de iniciativas do IFMT para a promoção ao espírito empreendedor entre os estudantes, e foi aberta à participação da comunidade como um todo.

Sócia-proprietária de uma empresa especializada em aromas, a palestrante é mentora de um projeto de pré-incubação no qual estudantes e pesquisadores do IFMT estão desenvolvendo um novo tipo de sabonete.