início do conteúdo

IFMT se destaca em olimpíada de Inglês organizada por plataforma de Edtech

Publicado por: Campus Sorriso / 17 de Novembro de 2020 às 15:53

Nos últimos meses, a tecnologia esteve mais presente do que nunca no dia-a-dia de estudantes e educadores. Mas, juntamente com o desafio de ensinar por meio de interfaces como smartphones e computadores nas salas de aula virtuais, os professores também estão descobrindo novas oportunidades para levar o aprendizado dos alunos um pouco mais além.

Exemplo disso é a participação de 178 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso na Olimpíada de Inglês organizada pela plataforma tecnológica educacional “ChatClass”. Sob a coordenação da professora Sinara Dal Magro, os estudantes do interior de Mato Grosso destacaram-se na competição de idiomas.

A Olimpíada aconteceu entre os dias 01/10 e 02/11, e envolveu estudantes dos níveis “Fundamental 2” e Ensino Médio de todo o Brasil. O IFMT participou em peso, não somente com estudantes do Campus Sorriso, mas também com equipes de  outros campi, como o Campus Barra do Garças e o Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva.

O evento aconteceu de forma não presencial, utilizando a plataforma da instituição organizadora, que aplica recursos de inteligência artifical integrados ao WhatsApp para avaliar os desafios apresentados aos estudantes por meio de um “robô”. A ferramenta analisa e corrige frases em inglês enviadas pelos participantes, tanto por meio de texto quanto de áudio, dentro do aplicativo de mensagens eletrônicas.

De acordo com a professora Sinara, “os alunos recebiam atividades diariamente, de acordo com o nível identificado de cada um via teste de nivelamento”. As interações pelo whatsapp, acrescenta ela, envolveram as quatro habilidades do aprendizado de idiomas (escuta, fala, leitura e escrita).

Com a conclusão da Olimpíada, a organização do evento divulgou o quadro de vencedores dividido por estado. O resultado oficial traz três professores do IFMT ocupando as três primeiras posições entre os docentes de Mato Grosso. A professora Sinara ocupa a segunda classificação entre os educadores do estado que participaram da atividade.

Duas alunas de Sorriso ainda ficaram no ranking dos 10 melhores estudantes mato-grossenses na Olimpíada dentro de suas respectivas categorias. No nível intermediário, o destaque local foi da aluna Eduarda Vitória Meneses da Silva, estudante do 3º ano do curso Técnico em Alimentos. Já no nível avançado, a estudante Maria Fernanda Nogueira dos Santos, do 3º ano do curso de Técnico em Agropecuária, foi quem mais se destacou entre os discentes do IFMT Campus Sorriso.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT