IFMT Campus Sorriso certifica 265 profissionais da educação pelo Profuncionário

Publicado por: Campus Sorriso / 5 de Março de 2018 às 15:21

Além de atender mais de 750 estudantes em cursos presenciais regulares atualmente, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso é também uma das instituições parceiras do Ministério da Educação na execução de programas de governo destinados à formação profissional. Um exemplo de programa é o Profuncionário, pelo qual a unidade sorrisense já certificou mais de mil profissionais entre 2013 e 2017 e agora certificará mais 265 profissionais da educação até o fim deste mês.

A emissão de certificados relativos a cursos do Profuncionário fez crescer o fluxo de trabalho na Secretaria Geral de Documentação Escolar (SGDE) do Campus Sorriso nos últimos meses. O setor também é responsável pela certificação dos cursos presenciais e pelos procedimentos de matrículas dos estudantes. De acordo com o coordenador da SGDE, Charlie Silva Fernandes, uma vez iniciado o processo de certificação dos cursos vinculados ao Profuncionário, o Campus tem até 90 dias para a emissão do diploma. Nas últimas semanas, a SGDE tem trabalhado na conclusão de processos abertos no mês de dezembro.

Os diplomas referem-se a turmas de quatro cursos que iniciaram as aulas no ano de 2015: Técnico em Multimeios Didáticos, Técnico em Alimentação Escolar, Técnico em Secretariado Escolar e Técnico em Infraestrutura Escolar. Os cursos fazem parte da formação continuada de profissionais da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT).  Conforme o diretor-geral do IFMT Campus Sorriso, Claudir von Dentz, a formação de profissionais da educação está no DNA da instituição “é uma das atribuições estabelecidas pela própria lei de criação dos Institutos Federais e pelos documentos oficiais que a norteiam".

Além do Campus Sorriso, outras unidades do IFMT recebem demandas relativas ao programa Profuncionário. De acordo com o Termo de Cooperação nº 005/2014, celebrado entre o IFMT e a Seduc/MT, os pólos de ações de capacitação do Profuncionário alcançam 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica pertencentes à Seduc, em conjunto com outros 56 pólos distribuídos no estado.