Ex-reitor do IFMT, professor José Bispo Barbosa é homenageado no Reditec 2017

Publicado por: Reitoria / 21 de Novembro de 2017 às 17:41

O professor José Bispo Barbosa, ex-reitor do IFMT, foi um dos homenageados pela contribuição dada ao ensino profissional e tecnológico com a medalha de mérito “Luiz Inácio Lula da Silva” durante a solenidade de abertura da 41ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017), no Teatro Pedra do Reino, do Centro de Convenções, em João Pessoa (Paraíba). A medalha foi concedida aos ex-dirigentes dos Institutos Federais pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para aqueles que se destacaram no serviço à Rede Federal.

José Bispo Barbosa, ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT), se tornou professor efetivo em 1987, atuou na gestão do antigo Cefet-MT (coordenador do curso de Eletrotécnica, gerente do Departamento de Eletrônica, gerente dos cursos técnicos e diretor de administração e planejamento), foi nomeado reitor pró-tempore em 2009 e eleito reitor posteriormente. Ele coordenou a câmara de administração do Conif e atualmente é pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

Em sua fala, Bispo agradeceu a Deus, a sua família, a todos os colegas do IFMT que estavam presentes no evento, e também ao professor Willian, “que é agora o meu reitor e a quem saúdo todos os nossos servidores, técnico-administrativos e docentes.

“Estar aqui hoje é realmente muito emocionante, principalmente por receber essa medalha que é entregue às pessoas que fizeram muito pelo País”. Na cerimônia, professor Bispo, aproveitou a oportunidade para homenagear quatro mato-grossenses: Eurico Gaspar Dutra, que foi presidente da República, um presidente que sucedeu Getúlio Vargas; Dom Aquino Correa, que foi um governador e ilustre mato-grossense; o poeta Manoel de Barros e Dante Martins de Oliveira, o homem das Diretas Já.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, destacou que a medalha que o professor Bispo recebeu na cerimônia de abertura da Reditec em João Pessoa, é uma medalha de reconhecimento pelo trabalho que ele vem prestando pelo trabalho na Educação Profissional e Tecnológica no estado de Mato Grosso.

“Isso é muito importante para a nossa instituição, esse reconhecimento, por ele ter sido egresso da nossa instituição. Todo o período de trabalho dele, por todos esses anos dedicados. Nada mais justo esse trabalho que ele fez durante o período da escola técnica, durante Cefet-MT e principalmente durante a transformação para Institutos Federais. Por ser o nosso primeiro reitor da instituição não mediu esforços para que essa Rede alcançasse os rincões mato-grossenses e que realmente fizéssemos a diferença na vida do filho e da filha do trabalhador brasileiro, através da Educação Profissional e Tecnológica. Ele tem toda essa contribuição. Nós enquanto gestão, queremos dar força, continuidade à esse trabalho de alavancar cada vez mais a educação profissional e tecnológica no estado de Mato Grosso”, ressaltou Willian Silva de Paula.

O presidente do Conif, Roberto Brandão, e o reitor do IFPB, Nicácio Lopes, que entregaram as medalhas. Foram agraciados os ex-reitores Ademar de Araújo Filho, do Instituto Federal de Roraima (IFRR); Écio Naves Duarte, do Instituto Federal de Goiás; Denio Rebello Arantes, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); José Bispo Barbosa, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT); Marcelo Bender Machado, do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); Paulo Rogério Araújo Guimarães, do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais.

Reditec 2017

O tema central da Reditec 2017 é “Acesso, Permanência e Êxito” e atende a uma necessidade da Rede. “É um tema angustiante, que tem impactado as nossas políticas públicas. Temos a perspectiva de ajudar o nosso país, formando estudantes com uma capacidade analítica e problematizadora diante do mundo, além de possibilita-los alcançar a empregabilidade com êxito”, frisou reitor do IFPB, Nicácio Lopes.

Nesse ano, a instituição sede propôs ao Conselho dos Dirigentes da Rede (Conif) que eventos paralelos acontecessem junto à Reditec. Segundo Nicácio, isso facilita uma ponte maior entre os dirigentes e o público a quem atendem: “O IFPB propôs uma mudança paradigmática ao Conif, com eventos paralelos estabelecendo bases de interface com o espaço acadêmico. Teremos ações criativas e de engenhosidade tecnológica e artística, um espaço em ebulição que coloca em evidência grandes talentos que existem em todo o país”.

Na sua recepção, Nicácio fez uma homenagem a todos os Estados brasileiros e o DF, com uma prosa poética que ressaltava os talentos da localidade e as peculiaridades de cada povo. A apresentação interativa conquistou a plateia.

O presidente do Conif ressaltou as conquistas que a Rede têm alcançado como a crescente internacionalização com a formação de parcerias com a Unevoc, que é o braço da Unesco para a educação tecnológica. Roberto Brandão também frisou o papel do Conif no fortalecimento da Rede ao promover o engajamento na luta por mais recursos financeiros junto às Frentes Parlamentares do Congresso Nacional.

Ascom/Reitoria/IFMT com informações da jornalista do IFPB/ Ana Carolina Abiahy