Estudante do IFMT conta como está nos EUA o intercâmbio no Programa Jovens Embaixadores

Publicado por: Reitoria / 21 de Janeiro de 2020 às 11:19

A estudante do Curso Técnico Integrado em Alimentos do IFMT – Barra do Garças, Kimberly Dutra Lima Alves, representante do estado de Mato Grosso para participar do Programa Jovens Embaixadores 2020, já está na segunda semana nos Estados Unidos participando do programa.

Ela está fazendo um intercâmbio de 3 semanas nos Estados Unidos, onde irá ampliar seus conhecimentos, desde a língua inglesa a assuntos como empreendedorismo social, que é um dos focos do programa.

A estudante Kimberly Alves, falou que a oportunidade de participar do programa proporcionará a melhorar do seu inglês, que irá conhecer projetos sociais e de empreendedorismo, de fazer novas amizades, tanto dos brasileiros que participam do programa como dos americanos e americanas que está conhecendo durante a sua viagem

“Nessa viagem a gente recebe um cronograma de oficinas e palestras. Estamos vendo sobre empreendedorismo e como a gente vai implementar o nosso projeto. Porque no fim do programa a gente tem que ter um. Estamos também fazendo um tour em Washington D.C, nos EUA”, conta Kimberly Alves.

A estudante falou que sua família ficou muito contente com a sua aprovação. “Sempre foi o meu sonho desde criança conhecer os Estados Unidos da América. Ao saberem da minha aprovação, eles sentiram esse sonho se realizar junto comigo”, conta.

Sobre o Programa Jovens Embaixadores

Em 2019, a seleção contemplou pelo menos um representante de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. O programa é patrocinado pela Embaixada e os Consulados dos Estados Unidos no Brasil, e conta com o apoio de parceiros públicos e privados.

No dia 07 de Janeiro de 2020, os 50 Jovens Embaixadores 2020 estiveram em Brasília para tirar o visto e assistir a sessões de orientação pré-viagem, já que muitos deles nunca viajaram para o exterior.

No dia 10 de janeiro, depois de uma semana em Brasília os Jovens Embaixadores seguiram para Washington, D.C. nos Estados Unidos da América, onde participaram de várias atividades de desenvolvimento e liderança.

Na primeira semana do programa, os Jovens Embaixadores visitaram o U.S. Department of State, onde interagiram com diplomatas aposentados e participaram de uma simulação da ONU. Eles visitaram a escola McKinley Tech High School, para conhecer o projeto Global Kids, e conheceram o National Mall, o Lincoln Memorial e o Martin Luther King Memorial, durante tour pela cidade.

No dia 15 de janeiro, eles se dividiram e seguiram para a segunda parte da viagem, com "hosts families" em Reno (Nevada), Tulsa (Oklahoma), Raleigh (Carolina do Norte) e Seattle (Washington).

Ascom/Reitoria/IFMT - Juliana Michaela