Em seminário promovido pelo Conif em Brasília, alunos do IFMT se voluntariam para mobilização contra exclusão escolar

Publicado por: Campus Sorriso / 22 de Setembro de 2017 às 13:15

O primeiro grupo de alunos voluntários do IFMT para a mobilização “Fora da Escola Não Pode”, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi criado durante o I Seminário Nacional do Ensino Médio Integrado. O Seminário, que acontece esta semana na capital federal, é organizado pela Câmara de Ensino e pelo Fórum de Dirigentes de Ensino (FDE) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federa de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Em viagem à China, onde participa de um seminário sobre empreendedorismo de jovens, o reitor do IFMT, prof. Willian Silva de Paula comentou que “o voluntariado é uma frente importante e retrata a humanidade da Educação Profissional e tecnológica. Essa iniciativa dos discentes marca o início de um grande programa do IFMT”.

O grupo de voluntários é composto por alunos dos campi Cuiabá Octayde Jorge, Cuiabá Bela Vista, São Vicente, Campo Novo do Parecis, Cáceres e Sorriso, e ainda estudantes dos campi avançados de Sinop e Diamantino. Eles assumiram a tarefa de fomentar iniciativas que visem ampliar o acesso dos jovens à educação e estimular a permanência e o bom aproveitamento estudantil nos cursos ofertados pelo IFMT.

“São estudantes que foram convidados pelos diretores de seus respectivos campi a participar do Seminário Nacional por sua capacidade de comunicação, participação ativa na comunidade acadêmica e observação ao respeito à diversidade - que é um dos princípios defendidos pela Rede Federal. Ficamos muito orgulhosos quando eles decidiram abraçar essa causa do combate à exclusão escolar”, comenta o pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos Câmara.