JIFMT 2017: Comissão de Saúde esteve a postos para os primeiros atendimentos aos atletas

Publicado por: Campus São Vicente / 10 de Agosto de 2017 às 11:22

Uma equipe de mais de 20 pessoas, entre enfermeiros, estagiários da área da saúde e servidores de diversas áreas do IFMT estiveram prontos, em todos os locais de realização dos jogos, para prestar o primeiro atendimento de saúde ao atleta.

De acordo com Sinovia Cecilia Rauber, pedagoga do IFMT Sorriso e presidente da Comissão de Saúde do 4º JIFMT, foi imprescindível a parceria firmada com a Prefeitura Municipal de Sorriso, através da Secretaria de Saúde, que disponibilizou ambulância e um profissional de saúde, além de garantir prioridade ao atleta na necessitasse de atendimento em alguma unidade de saúde.

Um caso em que foi preciso recorrer a esta estrutura foi no atendimento a um atleta de futebol do IFMT São Vicente. O jogador, que teve um problema no tornozelo durante a partida, foi prontamente atendido no estádio e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município para a realização de exames.

Para a professora Gricielle Aparecida Sutil, do câmpus Sorriso, que também compõe a comissão, “o principal problema que a gente percebeu no atletismo foi muscular, ligado à câimbra, além do próprio cansaço e tonturas, isso em decorrência da falta de preparo”.

Nos dois primeiros dias de competição no estádio, foram apenas 21 atendimentos, entre atletismo e futebol. “Muitos destes atletas não recebem um treinamento adequado, um preparo anterior. Alguns comentaram que não treinavam. Também em relação à alimentação, teve casos do atleta não se alimentar antes de competir”, alertou Gricielle.

No futebol o problema maior é tensão muscular, o que um pouco de gelo já resolve. Um treinamento mais frequente minimizaria estes problemas, conforme a professora.

No geral, o saldo é de poucos atendimentos, e nada de gravidade. “Estamos felizes em receber os atletas aqui em Sorriso. É uma satisfação muito grande. O jovem envolvido no esporte nos faz acreditar”, resume Sinovia Cecilia Rauber.

Sérgio Thompson
Ascom/São Vicente