Começo do ano letivo: história e resultados da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica são temas de aula magna no Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 6 de Fevereiro de 2018 às 16:18

A abertura do ano letivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso foi marcada pela realização de uma Aula Magna, evento que contou com a participação de pais de estudantes, alunos dos cursos técnicos, acadêmicos dos cursos superiores, e servidores da instituição de ensino federal. A atividade faz parte de uma extensa programação de boas-vindas aos estudantes que ingressam na instituição em 2018, que busca trazer orientações sobre os processos da instituição, espaços de aprendizado e normas que se aplicam à comunidade acadêmica.

A Aula Magna, ministrada pelo reitor do IFMT, professor Willian Silva de Paula, aconteceu no auditório do Campus Sorriso. Em sua fala, o Prof. Willian destacou a tradição da instituição na formação profissional em Mato Grosso, que data de 1909, com a criação da Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso, unidade que atualmente é conhecida como IFMT Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva. Ele também reiterou o foco da instituição em sua constante melhoria. “O IFMT investe na capacitação dos nossos professores, dos nossos técnicos administrativos... se envolve com ações internacionais, com políticas internacionais de educação. Isso faz a diferença”, acrescenta o reitor.

O diretor-geral do Campus Sorriso, prof. Claudir Von Dentz, lembrou que, na última divulgação dos resultados do Enem por escola, o IFMT Campus Sorriso obteve o segundo melhor resultado entre as escolas públicas de Mato Grosso, ficando atrás apenas de outra unidade da mesma rede, o Campus Cuiabá. “Esse resultado mostra que nossa instituição promove a verticalização do conhecimento. Nossos alunos muitas vezes saem de um curso técnico buscando uma graduação, e saem da graduação procurando uma pós-graduação. Mas há ainda outros indicadores importantes sobre nossa atuação, que são os indicadores de mercado. Nossos alunos egressos estão sendo aceitos pelo mercado de trabalho, e isso reforça que estamos no caminho certo”, explica o diretor.

A programação que marca o começo do ano letivo segue com atividades nesta e na próxima semana. O cronograma prevê, entre outras ações, um aulão sobre o Sistema Internacional de Unidades e sua relação com a Industrialização de Alimentos; apresentações sobre os cursos ofertados na unidade; apresentações sobre Pesquisa e Extensão; e uma atividade sobre o projeto “Educar é Dar Limites”, com o promotor público Marcio Florestan Berestinas.

IFMT - Campus Sorriso/ Dieison Guisolfi