Acolhimento dos novos estudantes marca início do semestre para os cursos do IFMT Campus Sorriso

Publicado por: Campus Sorriso / 4 de Fevereiro de 2020 às 11:00

As aulas do primeiro semestre de 2020 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Sorriso tiveram início na manhã de ontem (03). O dia foi marcado por ações de acolhimento aos novos estudantes e apresentação da instituição aos pais. As boas-vindas aos novos alunos foram preparadas por uma comissão formada por professores do Campus.

Pela manhã, a comissão de boas-vindas apresentou as estruturas, serviços e atividades que diferenciam o Instituto Federal de outras escolas e exibiu dois vídeos produzidos especialmente para a ocasião.

No primeiro vídeo, depoimentos gravados no final de 2019, com formandos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, resumem a experiência na instituição sob a perspectiva dos estudantes, e antecipam aos calouros as dificuldades que provavelmente encontrarão durante o processo de adaptação, bem como sugestões de como superá-las;

Já o segundo material traz uma compilação de imagens de atividades e eventos que a instituição realiza com frequência, como aulas práticas, competições esportivas e atividades culturais.

À noite, os gestores e demais servidores da instituição participaram de um encontro com pais de estudantes dos cursos integrados ao Ensino Médio e acadêmicos dos cursos superiores.

No auditório do Campus, o diretor da unidade de ensino federal, prof. Claudir von Dentz, apresentou os excelentes indicadores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, da qual o IFMT faz parte, em exames como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa). “O desempenho dos estudantes do IFMT e da Rede Federal mostra que é possível desenvolvermos uma educação de qualidade, gratuita e para todos em nosso país", defendeu o diretor.

O chefe do Departamento de Ensino, prof. Marcionei Rech, se encarregou de responder dúvidas apresentadas pelo público, onde foram levantadas questões relacionadas ao uso de uniforme, deslocamentos para atividades na Fazenda Experimental, e serviços ofertados aos estudantes por meio da equipe pedagógica e da assistência estudantil. Na oportunidade, o corpo docente e os técnicos administrativos presentes no local também foram apresentados à comunidade acadêmica.

O semestre de aulas é dividido em dois bimestres e sua conclusão está prevista para o dia 10 de julho. Detalhes sobre a programação das principais etapas deste ano para os estudantes podem ser visualizados no Calendário Acadêmico, disponível no site do Campus Sorriso, no menu Ensino > Serviços ao Estudante.