início do conteúdo

Ações de Ensino, Pesquisa e Extensão integram balanço do trabalho do IFMT/2018

Publicado por: Reitoria / 27 de Dezembro de 2018 às 17:42

WorkIF - evento científico com participação de quatro mil estudantes. Encontro de Artes Cênicas em parceria com UFMT e Unemat. Concurso Público. Publicações. Internacionalização. Premiação do Programa Teresa de Benguela em Mostra Nacional da Reditec. Lançamento do Livro “Uma Década de Sonhos, Vidas e Histórias – IFMT 2008-2018”.

Essas ações ilustram e resumem o trabalho realizado pelo IFMT ao longo de 2018. (ver Vídeo IFMT 2018)

“Realizamos dois concursos e não houve nenhum tipo de questionamentos ou processos na tentativa de anulá-los. Foram concursos limpos, íntegros. E é uma inovação para nós, já que desde 2010 não realizávamos concurso sob nossa coordenação,” destacou a diretora executiva Gláucia Mara de Barros.

No fim de novembro, o 5º Workshop de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (WorkIF) reuniu, em Cuiabá, estudantes dos 19 campi do IFMT e dos IFs de Mato Grosso do Sul, Goiás, Brasília e IFGoiano. Durante três dias os alunos puderam apresentar (e conhecer) trabalhos científicos, protótipos de produtos e resultados de pesquisas, participar de palestras, mesas e fóruns de discussões, visitar stands de exposição de banners inéditos e de jornadas científicas, além de prestigiar apresentações culturais feitas por seus pares.

https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/mais-de-4-mil-pessoas-participam-do-5-workif-em-cuiaba/

Na área de Extensão foram firmadas parcerias significativas com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a Fundação Uniselva e o Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), além da premiação nacional conquistada pelo programa Teresa de Benguela.

https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/ifmt-recebe-premio-de-destaque-na-tematica-extensao-na-mostra-de-experiencias-exitosas-na-reditec/

A internacionalização também registrou avanços em 2018. Dezoito intercambistas oriundos dos Estados Unidos da América (EUA), Austrália, Itália, Tailândia, Malásia, Equador e Taiwan integraram as comunidades estudantis de seis campi do IFMT, oportunizando uma rica troca de experiências entre eles e os alunos dos campi anfitriões.

Em agosto, uma iniciativa inédita chamada “English Camp” possibilitou a alunos dos 19 campi uma imersão de dois dias na língua inglesa.

https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/english-camp-promovera-imersao-na-lingua-inglesa-para-alunos-do-ifmt/

Essa experiência intensa de aperfeiçoamento de um idioma foi compartilhada pelos participantes e serviu de estímulo para que aqueles que não estiveram presentes pudessem buscar estudar mais e testar seus conhecimentos por meio de exames de proficiência aplicados pela equipe da Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais (DSRI) nos campi. Foram 1.333 só em 2018. Segundo levantamento do ranking de aplicações de testes de proficiência do MEC esses números colocam o IFMT entre os três institutos com os melhores resultados no país.

Foram quatro as ações estratégicas da Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional em 2018: a coordenação dos trabalhos de elaboração do PDI 2019/2023; a elaboração de diretrizes para a construção dos Planos Diretores de Infraestrutura dos Campi (com vigência de 10 anos); a realização de capacitações nos campi com o objetivo de elevar o Índice Geral de Cursos (IGC) para a nota 5; e a criação do Escritório de Gerenciamento de Processos – EGP/IFMT.

https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/entrega-oficial-da-minuta-do-pdi-2019-2023-foi-nesta-sexta-feira-712/

Para coroar a trajetória de dez anos de existência como Instituto Federal de Mato Grosso, a equipe da Assessoria de Comunicação coordenou a publicação do livro “Uma Década de Sonhos, Vidas e Histórias – IFMT 2008-2018”.

https://ifmt.edu.br/conteudo/galeria/comemoracao-dos-10-anos-do-ifmt-e-marcada-por-lancamento-de-livro/

Ao comemorar o lançamento da obra e classificá-la como um ‘belo registro histórico’, o reitor Willian Silva de Paula também olhou para a frente. “Que continuemos assim, caminhando juntos, somando forças e transformando as vidas dos filhos e filhas dos trabalhadores e trabalhadoras deste estado por meio do ensino, da pesquisa e da extensão”, conclamou.

https://ifmt.edu.br/conteudo/noticia/reitor-divulga-mensagem-de-natal-comunidade-do-ifmt/ 

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Sorriso

Av. dos Universitários, 799, Bairro: Santa Clara - CEP: 78.895-150

Telefone: (66) 3545-3700

Sorriso/MT